terça-feira, 1 de junho de 2010

Tarefa da Semana


Lembram-se da tarefa pra essa semana?
Sei que são várias, mas vamos lá...
Vocês devem ler os seguintes textos:

Elaborar questões e postá-las aqui mesmo no blog-mãe até o dia:
10 de junho


Aproveitando o post é importante ressaltar que um dos objetivos desse blog é promover e disseminar conhecimentos não somente relativos à disciplina Diplomática e Tipologia Documental, mas também ao curso de Arquivologia e outros assuntos correlatos. Isso é feito, entre outros meios, com as sugestões e as críticas dos alunos. Vocês são os principais responsáveis pelo bom “caminhar” da disciplina. Desse modo, utilizem o que tem de melhor em vocês, comentem, questionem, critiquem, sugiram... E que isso seja feito de maneira coerente e com bom senso, grosso modo:

Usem a INTELIGÊNCIA!

Outra coisa, quando realizarem alguma atividade, desafio ou afim no blog de vocês, utilizem o campo "pitacos" do blog-mãe para divulgarem o acontecido.

Então não percam tempo... Mãos à obra!

11 comentários:

  1. Olá Senhores. Aqui estão as questões do Blog “Arquivistas Peregrinos”.

    1° Que obra de Duranti preconizou a Diplomática Arquivística na América do Norte?

    2° Quais foram os objetivos do projeto “The Preservation of The Integrity of Eletronic Records” (projeto UBC)? Quais foram as conclusões do projeto? Segundo Duranti qual foi a maior realização deste projeto.

    3° Autenticidade histórica e veracidade podem ser entendidas como sinônimos?

    4° Do ponto de vista diplomático, existe diferença entre autenticidade e genuinidade? Se existe aponte-as. Um documento, produzido com elementos e padrões típicos de seu local e tempo, permanece diplomaticamente autentico se tais elementos forem falsos?

    Só uma perguntinha: podemos responder as questões de nossos colegas ou isso será feito em outro post/aula/ocasião?

    Até a proxima galera!

    ResponderExcluir
  2. Escoteiros Diplomáticos...

    No texto do José Augusto Guimarães são apresentadas pelos autores da Diplomática Clássica e Contemporânea algumas definições do objeto de estudo da Diplomática. Quais as diferenças conceituais das definições do objeto da diplomática paresentadas no texto?


    “Podemos concluir que Luciana Duranti, é, sem, dúvida um marco teórico tanto para a Arquivística quanto para a Diplomática, uma vez que consegue fundir essas duas disciplinas científicas em uma só, a Diplomática Arquivística, ou Diplomática Contemporânea.” Diante do exposto, identifique os principais discursos que deram origem ao pensamento que a Duranti defende.

    Como podemos criar o contexto de produção de um conjunto documental por meio da análise tipológica do documento?

    ResponderExcluir
  3. Ahh sim... o post acima é responsabilidade do blog DIPLOARTE.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, pessoal.
    Como eu ainda não fui dormir, então, ainda é dia 10. haha. Juro que eu achava que o prazo para a realização dessa atividade fosse dia 11...

    Enfim...

    A partir da leitura dos textos, respoda:


    1. Embora a Arquivologia e a Diplomática tenham evoluído separadamente, essas duas disciplinas sempre tiveram um objetivo inicial em comum. Que objetivo é esse?

    2. Cite uma contribuição importante da Diplomática para a Arquivística.

    3. De acordo com Luciana Duranti, para o quê mais a Diplomática pode ser utilizada além do estabelecimento da autenticidade ou falsidade dos documentos?

    4. A partir do texto de Luciana Duranti, explique o que diferencia a ciência arquivística da ciência arquivística especial e a diplomática da diplomática especial. Responda, ainda, o que diferencia a arquivística especial da diplomática especial.

    5. O que é um documento original?

    6. Uma cópia autêntica de um documento original é diplomaticamente um documento autêntico? Justifique.

    7. Defina: cópia imitativa, cópia 'pseudo-original', cópia simples e cópia autêntica.



    Grupo: Liga, vai.

    ResponderExcluir
  5. Perguntas do grupo Arquivo Divino

    1. Segundo Duranti, se o documento não é um original ou um rascunho, é uma cópia. Uma cópia se define, em termos gerais como: “A transcrição ou cópia de um escrito original”. Em que situação uma cópia pode reproduzir completa ou parcialmente o documento em suas estruturas internas e externas, sendo isto algo coerente?
    E quando pode reproduzir o valor do original?

    2. De acordo com o texto de José Augusto C. Guimarães, existe um momento de transição da Diplomática tradicional, que basicamente visa à espécie documental, para a Diplomática contemporânea. Duranti denomina esse momento de turning point. Em que contexto ocorre essa transição e em que medida Luciana Duranti contribuiu para esse turning point teórico metodológico na área.

    3. Como destaca Duranti, foram na Alemanha e na Áustria, com as contribuições de Theodor Von Sickel e Julius Ficker, que os mais significativos avanços ocorreram na área. No que se resumem essas contribuições? O que influenciaram na Diplomática atual?

    4. No texto de Duranti ela afirma que existe uma confusão entre diplomática, diplomacia e paleografia. Ela também diz que as razões para a confusão entre diplomacia e diplomática são etimológico-históricas, e há razões cientificas para a confusão com paleografia. Comente essas confusões diferenciando e definindo diplomática, diplomacia e paleografia.

    5. Defina e comente, segundo os textos em questão, a relação entre Diplomática e Arquivística.

    6. Duranti afirma que toda a literatura diplomática teve influência na sua formação. Quais foram os pensadores que Duranti alega a influenciarem mais e como se deu essa influência.

    7. Duranti desenvolve na América do Norte a aplicação dos conceitos diplomáticos a documentos contemporâneos, especialmente eletrônicos e, com sua obra Diplomatics: New uses for an old science revela um turning point na Arquivística, estabelecendo um marco teórico na área. Quais foram as principais contribuições dessa obra em especifico de Duranti para o mundo arquivístico?

    ResponderExcluir
  6. As perguntas do blog "Pode beijar a noiva" vão ser respondidas no blog hora de comunicar no seguinte endereço: www.bloghoradecomunicar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O Liga,vai fará o post com as respostas das perguntas do blog Arquivistas peregrinos.

    ResponderExcluir
  8. o blog imagem ação responderá as questões do diploart

    ResponderExcluir
  9. O Blog lanchonete do roberto responderá as questões do blog "Pode Beijar a Noiva".

    ResponderExcluir
  10. Aguardem as respostas das questões elaboradas pelo Blog Fundo de Garagem.

    ResponderExcluir
  11. O blog "Arquivo divino" responderá as perguntas do blog "Liga, vai".

    ResponderExcluir