sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Arrumando as malas!


Retomando o fôlego, aos poucos a equipe vai retornando as atividades rotineiras desse compromisso online. Estamos aí. Embora não envolvidos diretamente, estamos trabalhando para as apresentações nos Congressos. Até o presente momento, as malas já estão quase prontas para o XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia, que será realizado em Santos (SP), na próxima semana. Tal evento é "realizado com regularidade desde 1972, visando promover o debate entre os profissionais da arquivologia e a integração na área. É um evento especializado que reúne pesquisadores, professores, arquivistas, profissionais de informação e dirigentes de entidades públicas e privadas em torno das principais questões da arquivologia e da gestão de instituições arquivísticas".

Um evento desse porte assume importância ímpar nos debates e discussões de temas contemporâneos. Soma-se a isso a disponibilidade de conversar sobre os trabalhos de colegas que lidam com os mesmos problemas no dia a dia, bem como observar linhas de pensamento e os rumos a que a Arquivística vem se debruçando.

Durante o evento acontecerá a I Reunião de Pesquisadores de Tipologia Documental, com o intuito de congregar experiências relacionadas ao tema em questão. A reunião tem a iniciativa e coordenação da Dra. Ana Célia Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, que já visitou a nossa universidade em outras oportunidades.

Diante de tantos pontos positivos, a nossa equipe não poderia deixar de estar lá. Aliás, vocês estarão lá! Estaremos representando os blogs desse semestre e dos predecessores com o trabalho intitulado "Blogs de Diplomática e Tipologia Documental como instrumento de aprendizagem: uma experiência da Universidade de Brasília (UnB)" (acesso aqui o resumo) . E é com satisfação e orgulho que teremos bons blogs para mostrar ao público.

Enquanto isso a gente vai colocando um monte de coisas na malinha aqui de baixo. Porque na volta ela sempre vem mais cheia. E é por isso que vale a pena.

Equipe de Diplomática

Nenhum comentário:

Postar um comentário