segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade: O blog da vez! (Edição Extra)

Olá, meninos!
Com o objetivo de melhorar a nossa ferramenta de ensino, vamos inverter um pouco os papéis: Vocês vão avaliar o Blog-mãe. Isso mesmo! Esse blog aquii! Essa é a hora de nós sermos avaliados. 


Os requisitos serão os mesmos utilizados anteriormente:

1 - Visitar o blog da vez;
2 - Analisá-lo quanto a qualidade do conteúdo, clareza dos assuntos tratados pela equipe, quantidade de postagens, atratividade em relação ao tema escolhido e interface do blog; e
3 - Comentar no blog da vez sobre todos esses quesitos.

As notas devem ser dadas de acordo com as menções que vocês já conhecem bem:

SS-SUPERIOR
(9,0 a 10,0)
MI-MÉDIO INFERIOR
(3,0 a 4,9)
MS-MÉDIO SUPERIOR
(7,0 a 8,9)
II-INFERIOR
(0,1 a 2,9)
MM-MÉDIO
(5,0 a 6,9)
SR-SEM RENDIMENTO
(Zero)

A atividade deve ser feita até a próxima aula de diplomática, sexta-feira, dia 28 de maio.
Enjoy it!
;)

9 comentários:

  1. Aplauso de bêbado não vale! Aplauso de bêbado não vale! rssss

    ResponderExcluir
  2. O Grupo Interligado - Hora de Comunicar agradece a oportunidade de contribuir para o crescimento do Blog Diplomática e Tipologia

    Qualidade de conteúdo:

    Nota 9,5 ( SS )

    O Blog mãe possui um conteúdo interessante e atual, sempre levando os alunos a pensarem e discutirem a diplomática no dia a dia, possibilitando um maior aprendizado. Porém, o grupo Interligado acredita que sempre é possível desenvolver mais a qualidade nas postagens.


    Clareza dos assuntos:

    Nota 10 ( SS )

    A linguagem é simples e o nível de clareza do assunto é ótimo, sendo a maioria das postagens relacionadas ao tema.


    Quantidade das postagens:

    Nota 9,2 ( SS )

    O Blog apresenta-se atualizado.

    Atratividade em relação ao tema:

    Nota 9.8 ( SS )

    As postagens contam com temas interessantes, além de possuir indicação de filmes, links importantes ( leituras de textos e curiosidades ), blogs amigos.

    Interface do Blog:

    Nota 7,5 ( MS )

    A Interface poderia ser melhor distribuída e ter mais cores, atualmente, está tudo concentrado do lado direito. O ítem dos marcadores poderim ficar melhor localizado, para a visualização ser mais direta.

    Grupo Interligado: Blog Hora de Comunicar ( Kelly, Rafaela, Gustavo, Gabriela, Rosane Karen )

    ResponderExcluir
  3. Qualidade de conteúdo: 10 (SS)

    O conteúdo é muito interessante, e, imaginamos que outros acadêmicos da área que não têm a mesma oportunidade de estudar sobre o assunto devido a escassez de professores, podem se beneficiar também.


    Clareza dos assuntos: 8 (MS)

    O Assunto é bem tratado, mas devido a diversidade de pessoas que criam posts a linguagem fica um pouco inconstante. Mas é legal isso, sempre teremos uma surpresa. As vezes muito formal e engessada, outras vezes muito descontraída.


    Quantidade das postagens: 10 (SS)

    O blog traz muitas informações em primeira mão.


    Atratividade em relação ao tema: 8 (MS)

    O tema é atrativo, mas essa atratividade quase sempre se limita ao nível acadêmico.


    Interface do Blog: 6,9 (MM) (por pouco hein...)

    É simplesinho, mas é muito eficiente.
    Contudo sugeriríamos também que ponham os marcadores mais em cima no blog e principalmente diminuir a quantidade de posts por página. HAJA BANDA LARGA!


    FUNDO DA GARAGEM: Átila Martins, Pedro Davi, Priscila Taíssa, Raimundo Nonato (Júnior).

    ResponderExcluir
  4. Pedro, vc e a Thalita tocaram num ponto legal. Devemos nos limitar ao que é discutido na disciplina, ou vamos além? A gente sempre tenta postar coisas atuais, que tocam o universo dos arquivos. Até mesmo porque quem acessa este espaço não é apenas o pessoal da turma. Isso está ligado a nota do grupo sobre a clareza dos assuntos. E como a Thalissa falou, é uma construção conjunta... de todos... a tal Web 2.0 (rs). Gostamos muitos dos apontamentos. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Bom, vamos lah...

    Qualidade no conteúdo: 10 (SS)

    A qualidade do assunto está muito boa! E sempre bem atualizado, e com muitas novidades. Além de instigar nosso pensar crítico, seja no âmbito da disciplina, como também no âmbito da sociedade.

    Clareza dos assuntos tratados: 9,5 (SS)

    A clareza dos assuntos tratados está ótima! A exemplo disso pode-se citar os desafio do fime: O segredo dos seus olhos. Que foi citada a veracidade e autenticidade, e em seguida o Prof. André postou alguns esclarecimentos sobre autenticidade e veracidade. E, embora a linguagem sofra variações também está clara!

    Quantidade de postagens: 10 (SS)

    As postagens sempre são constantes. Deixando o Blog sempre atualizado!

    Atratividade em relação ao tema escolhido: 9,6 (SS)

    Os assuntos são atrativos, pois ao meu ver, fazem um intercâmbio entre a diplomática e o nosso cotidiano. As imagens usadas, muitas com seu caráter humorístico, também atraem a atenção do leitor.

    Interface do Blog: 7,5 (MS)

    Bom, concordo com o Pedro, quanto ao número de postagens por páginas. (Realmente, haja banda larga...). Quanto ao layout, os marcadores deveriam estar estrategicamente visíveis. Acredito que deveriam usar mais cores.

    Escoteiros Diplomáticos: Arthur Litran, Kathyanne Samara, Marina Garcia, Viviane Passarela.

    ResponderExcluir
  6. Qualidade no conteúdo: 9 (SS)

    Que salto deu o blog, a qualidade dos assuntos tratados, das discussões iniciadas, das postagens. A equipe está de parabéns.

    Clareza dos assuntos tratados: 7,5 (MS)

    É um espaço para discussão, excelente, mas nem sempre em termos claros, pelas diferentes formas de escrita e dúvidas para iniciar as atividades, desafios, e proposições.


    Quantidade de postagens: 8,5 (MS)

    Considerando o número de colaboradores do blog, são poucas postagens e que dão a impressão que são feitas pelas mesmas pessoas.
    O blog é da disciplina Diplomática e Tipólogia Documental, mas a Arquivologia não está parada no tempo, podemos usar esse espaço para discutir MAIS sobre a mudança, o que queremos, como fazemos. Existem postagens, claro, de eventos e outras leituras além de Arquivologia, mas podemos aumentar isso, e não ficar amarrados somente a disciplina, certamente voltaríamos aqui depois. Podiam fazer um relatório, de postagens de atividades e outras, e medir na balança.
    Mas como quantidade não é sinônimo de qualidade, o que é postado está de acordo com a proposta e agrega valor as discussões acadêmicas.

    Atratividade em relação ao tema: 7 (MS)

    O tema só é atrativo a quem é da área e mesmo assim, tentamos por vezes fazer amigos de outros áreas do conhecimento ler, comentar no blog mãe, mas as discussões não despertaram interesse. Constataríamos que a atratividade é boa, se alunos de semestres que anteriores continuassem vindo aqui com freqüência, pessoas além da nossa sala, mas não acontece, e aí?

    Interface do Blog: 5 (MI)

    Já tentou procurar alguma coisa no blog-mãe? Nós já, e a dificuldade é tremenda.

    Do jeito que está, nos parece que o que passou, passou, o layout dificulta a busca de postagens.

    Pela quantidade de posts desde a criação do blog, já está na hora de criar uma coluna a mais, marcadores, e definir níveis de prioridades, o que é mais importante para ocupar o topo da coluna etc.

    Se eu não souber que esse blog é da disciplina, onde encontro isso? Simplesmente embaixo de tudo, é a última coisa do blog, não teria paciência de descer tuuuudo para descobrir o que é e sobre o que fala.

    As cores e layout não saíram do arroz com feijão, já existe muitas formas de personalizar um blog, para quem não sabe nenhuma ou tem dificuldades, fica a dica, googlem “draftblog” , com essa ferramenta você meche em tudo, até o tamanho de cada coluna.

    Blog Diploarte : Fabiana Ozaka, Matheus brito, Rodrigo de Barros, Thaiane Honda.

    Acesse: diploarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Qualidade no conteúdo: 10 (SS)
    A qualidade do conteúdo do blog-mãe é muito boa.Destaca assuntos bem atuais e as atualizações são constantes.Contribuem para a formação do nosso conhecimento em diplomática e tipologia documental e nos levam a refletir sobre os temas enfatizados.

    Clareza dos assuntos: 9,5 (SS)

    A linguagem é clara, apesar de algumas vezes surgirem algumas dúvidas.Mas nada muito grave, afinal os monitores e até mesmo o professor podem esclarecê-las. A diversidade de pessoas que posta não atrapalha muito a comunicação.


    Quantidade de postagens: 10 (SS)

    O blog está sempre atualizado. Mas deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar os alunos.Um número muito grande de atividades não permite que as atividades sejam feitas adequadamente.


    Atratividade em relação ao tema: Nota 9.8 ( SS )

    O blog é bem atrativo.Possui temas interessantes,relacionados à nossa realidade, além de curiosidades e filmes.As imagens postadas também chamam muita atenção.


    Interface do Blog: 7,0 (MS)

    A localização dos posts anteriores realmente é muito difícil.O layout está bem simples e a cor é um pouco morta.Poderiam ser usadas mais cores, ou uma cor mais chamativa.

    ResponderExcluir
  8. Olá Senhores. Sou Michel Cordeiro e estou aqui representando o Grupo Arquivistas Peregrinos para avaliar o blog mãe na atividade O Blog da Vez.

    Aqui vai a nossa avaliação...

    Qualidade do Conteúdo (10 - SS):
    A qualidade é evidente. Além do conteúdo da disciplina, sempre abordado de uma forma assimilável, sempre tem algo interessante e atual da nossa área do conhecimento para ser discutido.

    Clareza dos Assuntos (9,5 - SS):
    As postagens são suficientemente claras. Apesar de serem várias pessoas postando, causando uma diferença notável da escrita entre uma postagem e outra, não achamos que isso venha a comprometer a clareza dos assuntos, pelo contrário, isso atribui um ar mais vivo ao blog.

    Quantidade de Postagens: (Nota 10 - SS)
    O blog sempre está atualizado, a frequência de postagens tornam as visitas ao blog também mais frequentes.

    Atratividade em Relação ao Tema Escolhido (9,5 - SS):
    A administração do blog usa constantemente recursos para aproximar a disciplina com o cotidiano, o que é uma excelente forma de deixar o conteúdo mais atrativo. E Como foi dito por um dos colegas acima, as imagens selecionadas são muito convidativas à leitura.

    Interface do Blog (6,0 - MM):
    Como foi apontado por alguns colegas, procurar postagens antigas não é tão fácil. O uso de marcadores, por exemplo, poderia ser melhor utilizado. Nota-se que o blog optou ficar “com o basicão”, deixando a sua exibição limpa para tornar a navegação rápida. Para nós alunos, esse “Basicão” é o que realmente importa, mas essa interface muito básica pode espantar possíveis navegantes que viriam a se tornar visitantes freqüentes (afinal a humanidade é atraída pelo que é bonito, não tem jeito).

    ResponderExcluir