quarta-feira, 12 de maio de 2010

Preparado? Azul ou vermelha?

Fomos à rua (ops... online) e escutamos quem realmente tinha o direito de opinar com relação à formação do arquivista. Está encerrada a enquete relacionada à questão da preparação dos arquivistas para o mercado de trabalho. Com 65 votos no total, os resultados apresentam o seguinte quadro:


O CURSO TE PREPARA BEM PARA O MERCADO?

Não ............................... 13
Depende mais do esforço pessoal ... 36
Sim ............................... 16



Como pode ser observado, o fator pessoal é o elemento que mais pesa para se formar um bom profissional. As discussões acerca do papel da universidade na vida de um graduando já foram mencionadas aqui no blog. Em conversas informais com profissionais e estudantes da UnB, percebe-se que as questões apresentadas como deficitárias são discutidas em todos os cursos do Campus. A distância entre a graduação e o mercado de trabalho parece ser a tônica das discussões universitárias. É aquela velha pergunta: você quer tomar a pílula azul ou a vermelha? Com tantos elementos que devem ser englobados na formação acadêmica (pesquisa, ensino, extensão, aplicação profissional, estágios, cidadania, senso-crítico, autonomia...) a universidade continua no seu "estado esquizofrênico", tentando observar todos esses quesitos. E nós estamos aqui. Na luta de apontar outros rumos nesse mar do mercado de trabalho. E já que depende mais de você: que cor vai querer?

2 comentários:

  1. As transformações nas relações de trabalho, as do próprio mercado e o perfil versátil exigido dos profissionais requerem atualizações e estudo constantes. O que me deixa com a "pulga atrás da orelha" é o fato desse próprio mercado virar as costas para melhorar a formação dos profissionais que já estão nele, afinal também é responsabilidade dos empregadores melhorar as condições de trabalho e de formação de seus empregados. Quantos dos empregadores que responderam ao questionário da pesquisa da Flávia, preocupam-se em financiar cursos, especializações aos arquivistas de seu quadro? Da mesma forma, fica a pergunta às 13 pessoas que disseram aqui no blog que o curso não prepara para o mercado, o que elas têm feito para suprir essa dita má formação? Mais, de que maneira elas fazem ou fizeram uso dos recursos oferecidos pela Universidade? É possível um curso universitário, seja ele qual for, aplacar todas as necessidades e exigências mercadológicas e técnicas? É fato que o curso de Arquivologia precisa de atualizações, mas daí a dizê-lo incapaz de formar bons profissionais, isso não é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, acho que a imagem entre o ideal e o real não vão se encaixar. Essa distorção vai ocorrer, e quem deve moldar ao máximo esse encaixe, como vc mesmo diz e a resposta da enquete tb, é o próprio profissional. As suas perguntas são boas pq não vemos um movimento envolvente de debate e discussão. As atualizações e mudanças vêm sempre acompanhadas de um bom diálogo entre os mais variados campos. Mas estamos aqui para isso. Abraços

    ResponderExcluir